Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tudo muda . . .

. . . de há uns tempos para cá que é só mudanças . . .

Mudanças num dos pilares que mais precisamos : família .

Considero que a primeira mudança se deu quando um dos meus tios se divorciou . O meu tio passou a ir mais vezes a casa dos meus avôs . E sozinho. Quando antes aparecia com a mulher e a filha . Passei a ver cada vez menos a minha prima . . . Agora o meu tio já encontrou alguém e quando aparece vem com a namorada e a filha dela . É como se eu tivesse novamente uma tia e uma nova prima . É bom , é verdade mas ao mesmo tempo a ex-mulher do meu tio esteve presente a minha vida toda . . . E a ausência da minha prima faz com que tenha saudades dela apesar de nunca termos sido muito chegadas.

Uns tempos depois faleceu uma tia ( afastada ) que desde que eu me lembro dela que já tinha alguma idade . Mas estava ali . Sempre tão simpática . E quando foi o funeral a minha avó manteve-se ao lado da filha dela de uma maneira exemplar . Porque ambas se davam muito e é nestas alturas que mais precisamos destas pessoas . Mal sabíamos todos que dali a 7 meses a minha avó estaria ali mas não sentada , estaria sim deitada ( no seu caixão ) . . .

E essa foi a pior mudança na minha vida : a morte da minha avó . Ainda hoje é algo que ainda não encaixei a 100% . Ainda acho que vou ter oportunidade de me despedir dela , por exemplo . E esta mudança teve uma consequência ( na realidade teve várias ) muito grande : numa casa onde estavam SEMPRE duas pessoas passou a não estar nenhuma ! E custa , custa muito . Custa muito estar na casa de alguém que não está . A minha avó não está cá e o meu avô como consequência está num lar. Custa ter um tempo limitado para estar com ele ( a duração da visita ) porque o meu avô estava sempre ali . Estava sempre em casa , nunca saia . Custa que aquele que é o melhor sítio do Mundo tenha perdido algumas das pessoas que o tornavam num local único.

Agora , mais precisamente hoje , uma das pessoas da « velha guarda » como se costuma dizer , partiu . O irmão mais velho do meu avô foi hoje embora . Nunca vi uma pessoa tão idosa ( 93 anos ) tão bem e sem reclamar . Ainda no Sábado o vi no hospital e ele estava igual a si mesmo . A contar piadas e tudo ! Mas . . . agora já não está entre nós e eu ainda estou chocada . Como é que é possível que tudo seja assim tão rápido ? A semana passada ele teve um AVC e apercebeu-se . Foi para o hospital e não ficou com mazelas. No Sábado ele já contava sair . E isso acabou por nunca acontecer. E pronto , é mais uma casa que fica vazia . . . Porque a mulher dele já tinha ido embora vai agora fazer 3 anos . Mas ela , coitada , ao contrário dele a última vez que a vi ela estava muito mal da cabeça e não reconhecia as pessoas . Mas ele não . É injusto ! E ainda me preocupa mais pensar no que o meu avô está a sentir . Faz hoje 7 meses que a minha avó foi embora . E agora foi-se embora o irmão dele . O irmão dele que todas as 5ªs o ia visitar . Visita essa que agradava muito ao meu avô . Além disso , o meu avô , usando as palavras dele " contava ir antes que a minha avó " ( ainda no Domingo ele me disse isto ) e provavelmente o mesmo em relação ao irmão . . . Deve ser duro ver isto tudo acontecer àqueles que mais queridos lhe são . Isto já para não falar que na semana passada faleceu o companheiro dele de quarto no lar . Deitou-se à noite , tal como o meu avô e durante a noite também tal como o meu avô levantava-se para ir à casa-de-banho mas de manhã não se levantou . E este senhor também tinha saúde . . .
Esta partida , tem como consequência não só a ausência desta pessoa como também provocar a tristeza em muitos daqueles que eu gosto ( meus familiares ) e que tinham sempre um sorriso no rosto e uma palavra simpática para me dizer . . .

E assim as mudanças acontecem e as pessoas mais velhas que tão habituados a eles estávamos partem . Logo elas que estiveram sempre presentes na nossa vida . E as lembranças ficam e a saudade aumenta . . .

[ Isto é um texto triste , tive indecisa em publicá-lo , mas , achei por bem fazê-lo porque é uma homenagem às pessoas que aqui mencionei .
Sem dúvida que estou triste mas acima de tudo chocada . Não estava , de todo , mentalizada . Algumas vez estamos ? Estão a ser muitas mudanças , deste tipo , num curto espaço de tempo . E é muito para digerir . E ainda é mais difícil quando é tudo tão rápido . E tudo relacionado com o Melhor Sítio do Mundo . Continua a sê - lo , mesmo sem a presença destas pessoas . E isto porque eles apesar de já cá não estarem , fazem e irão fazer sempre parte daquele maravilhoso local.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário